Os primeiros anos: Em 1994, começamos nossos primeiros experimentos com um software de design auxiliado por um computador para design de iluminação. Estávamos trabalhando na criação de uma ferramenta de desenho de plotagem que permitiria ao usuário inserir e mover dispositivos de fixação livremente.
Nesse período o Amiga era muito popular e programávamos em uma linguagem chamada AMOS, um dialeto BASIC rico em recursos gráficos. Infelizmente, nenhum código ou aplicativo funcional foi preservado do nosso período Amiga.
Capture v1 - Primeira versão do Capture: Durante nossos primeiros anos, 1994 a 1998, fizemos muitas mudanças em nossos planos, relutantemente mudamos de plataforma de Amiga para o PC, mudamos a linguagem de programação de AMOS para o C, mais profissional e por último, mas não menos importante - nós começamos com a tridimensionalidade.
Em 12 de janeiro de 1998, estávamos prontos para lançar o Capture v1. Ele não apresentava uma biblioteca de equipamentos como conhecemos hoje e nem qualquer conectividade DMX - o usuário poderia inserir qualquer número de pontos genéricos, desenhar suas próprias ilustrações para eles, bem como atribuí-los a grupos que tornassem possível ligar e desligar os equipamentos. O software era compacto - na verdade, cabia em um único disquete de 1,44 MB!
Capture v2 - Avanços em tempo real: No ano seguinte ao lançamento do Capture v1, a preocupação foi introduzir várias melhorias. Os moving lights estavam se tornando populares e ficou claro que havia um aspecto em tempo real no design de iluminação que ainda não havíamos abordado. Foi incluso um dongle DMX da Artistic Licence, foram revisadas as tabelas de DMX de moving lights e introduzimos os universos de DMX e o conceito de Patch de aparelhos para o Capture.
Em 9 de fevereiro de 1999, lançamos o Capture v2 - nosso primeiro software de design de iluminação em tempo real!
Capture v2.1: Logo após o Capture v2 veio o Capture v2.1 - uma atualização apresentando nosso segundo método de recepção DMX, RS232 dos consoles AVAB VLC Safari. Este foi um recurso desenvolvido especificamente para um projeto em Gotemburgo, na Suécia, onde um design de iluminação completo foi implementado para a mudança do milênio usando Search Lights motorizados.
O Capture v2.1 também era capaz de carregar e salvar informações de cue no formato USITT ASCII e foi a primeira versão a apresentar várias formas integradas, como a Caixa e o Cilindro que ainda temos hoje.
Capture v2.1: Logo após o Capture v2 veio o Capture v2.1 - uma atualização apresentando nosso segundo método de recepção DMX, RS232 dos consoles AVAB VLC Safari. Este foi um recurso desenvolvido especificamente para um projeto em Gotemburgo, na Suécia, onde um design de iluminação completo foi implementado para a mudança do milênio usando Search Lights motorizados.
O Capture v2.1 também era capaz de carregar e salvar informações de cue no formato USITT ASCII e foi a primeira versão a apresentar várias formas integradas, como a Caixa e o Cilindro que ainda temos hoje.
Capture v3.0 - Um novo começo: No momento em que atingimos a versão 2.1, o Capture precisava desesperadamente de uma revisão interna, então desmontamos tudo e começamos do zero novamente - o Capture v3.0 se tornaria nossa primeira "reescrita". O conceito de "Spot Illustrations" foi descartado, uma biblioteca própria foi introduzida, nossos objetos tornaram-se "dinâmicos" (editáveis após a inserção) e foi introduzida a janela Projeto (até 3.0 havia quatro vistas de modelagem) com suas guias que reduziam os valores de diálogos que
aparecem durante o design. O Capture v3.0 foi lançado em 26 de fevereiro de 2002, mas permaneceu em desenvolvimento até o final de 2005.